Sabedoria de Natã – Como aprender com ela ?

No estudo bíblico de hoje vamos trazer algo incrível na perceptiva do julgamento,uma amostra da Sabedoria de Natã e como podemos aprender com ela.

“Então a ira de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem; e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.” 2 Samuel 12:5

Porque será que somos tão rápidos em julgar ou condenar o pecado dos outros?Porque será que (no nosso modo de ver) o pecado do outro, é sempre pior ou mais grave do que o meu?

Sabedoria de Natã - Como aprender com ela ?

Estas perguntas podem surgir naturalmente, quando nos deparamos com o contexto do versículo em destaque de hoje ( 2 Samuel 12:1-13).

Sabedoria de Natã – Como aprender com ela ?

Se você tiver curiosidade em observar o relato verá que o profeta Natan vai até o rei Davi. E lhe conta uma história que procurei resumir aqui.

Um homem muito pobre tinha uma única cordeira que a amava e cuidava dela como se fosse uma filha. E havia também um homem muito rico que possuía muitos bens.

Um dia este homem rico tomou a única cordeira que o pobre tinha para servi-la a um amigo,ao ouvir isso o rei Davi se indignou com o ocorrido e, rapidamente proferiu sua sentença, veja: ” […] Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso.”

Um fato interessante que não pode passar despercebido

O rei Davi só não contava que ele era o homem rico da história contada por Natã. Este é um relato espetacular, e acredito que podemos aprender muito com ele.

Algumas coisas importantes que podemos aprender com essa historia

Primeiro

Porque vejo a coragem e a sabedoria de Natã em confrontar o pecado do rei Davi,mesmo em sua posição,e como podemos aprender com ela.

Ao contrário do que muitos pensam (aquela história de “não julgueis”) não passa de uma “desculpinha”. Que é utilizada por muitos para não fazerem o que a bíblia ensina.

Não é errado mostrar o erro a um irmão ou irmã. Quando alguém está em situação de pecado (desde que se tenha base bíblica) para fazê-lo. (Veja Mateus capítulo 18).

Segundo

No versículo 13 vemos que Davi reconheceu que havia pecado contra Deus. Esta atitude ao meu ver, demonstra o porquê, mesmo tendo pecado, Davi era conhecido por ser um “homem segundo o coração de Deus”.

Em muitos outros relatos da bíblia podemos ver que Davi sempre buscava ao Senhor para fazer o que era a vontade de Deus.

Terceiro

Vemos que muitas vezes nós somos precipitados em proferir sentenças condenatórias contra o pecado dos outros. E nos esquecemos que nós também temos “telhado de vidro”.

O texto não diz e a bíblia também não ensina que devemos então fazer “vista grossa” para o pecado alheio. Pois como vimos, Natan teve coragem e ao mesmo tempo sabedoria para fazer isso com o rei de Israel, como amor, respeito e discrição.

Muitas vezes esperamos que Deus tenha misericórdia de nós e de nossos pecados. Mas, nós mesmos não estamos dispostos a perdoar e nem a termos compaixão dos que erram conosco.

Muito cuidado ao julgar o próximo

Somos rápidos em apontarmos as falhas alheias, mas jogamos as nossas próprias para “debaixo do tapete”.

Que Deus possa trabalhar em nossas vidas para que tenhamos a sabedoria de Natan para fazermos o que é correto. E a humildade de Davi para reconhecermos nossas falhas e nos arrependermos.

Tudo isso regado com muito amor e misericórdia para que possamos ganhar aqueles que se encontram em situação de pecado.

Versículo:

“Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe.” Lucas 17:3

Espero do fundo do meu coração que esse texto tenha edificado de alguma maneira sua vida. E tocado em seu coração para que possa pegar as chaves que aqui foram liberadas.

Fique a vontade para ver mais Reflexões Bíblicas aqui em nosso site!

Reprodução: Página Reflexões Bíblicas no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *